Você provavelmente já começou a escrever aquela história que martela na sua cabeça um milhão de vezes, mas em todas elas, desistiu antes mesmo de chegar ao fim. Preciso te dizer que você não é o primeiro, nem será o último. Isso acontece com muitos escritores.
Eu mesma já iniciei uma história tão maluca sobre uma escritora psicopata que sequestrava seus leitores e os usava como inspiração para destrinchar suas dores enquanto escrevia... Tá, parei.
Mas por que isso acontece?
Se eu estiver certa, sua história não avança pelo mesmo motivo que a minha não foi adiante: falta de planejamento.
“Ah, mas eu planejei tudinho!” Será mesmo?
Por que seu personagem age como um babaca quando perguntam o que ele quer?
Quantos anos ele tinha quando aquela coisa bizarra aconteceu na infância?
Por que ele ainda deseja tanto algo que nem faz mais sentido?
Planejar o mínimo é essencial para que sua escrita flua sem tantos problemas. E agora, vou te entregar o ouro por trás do planejamento de uma história. Preparado?
1. Conheça Seu Personagem Principal a Fundo
Entender seu personagem principal é tão importante quanto saber o que ele fará para conseguir o que quer, assim como o mundo em que ele vive. Explore a fundo suas motivações, traumas e desejos. Quanto mais você souber sobre ele, mais fácil será guiá-lo pela trama.
2. Estruture Sua História com Cuidado
Distribuir sua história numa estrutura conhecida é ainda melhor. Saber que sua história tem três atos pode parecer tão irrelevante quanto o número de calçado do seu personagem... a não ser que você esteja escrevendo um romance hot e alguém use essa informação para especular outras coisas.
3. Defina um Horário Fixo para Escrever
Defina um horário para escrever e encare-o como se seu salário dependesse disso. A repetição cria rotina, e em poucos dias, seu cérebro vai se acostumar. Apenas respire fundo e escreva.
4. Estruture as Cenas com Sabedoria
Cada cena na sua história deve ter um propósito claro, deve servir para mover a narrativa adiante. Faça uma lista de todas as cenas e se pergunte: se eu tirar essa cena, a história ainda fará sentido? Se a resposta for sim, descarte-a.
5. Não Tenha Medo de Escrever um Rascunho Ruim
Seu primeiro rascunho vai ficar uma porcaria, e isso é absolutamente normal. Esqueça qualquer tipo de edição ou revisão enquanto escreve. É melhor ter um rascunho imperfeito para trabalhar do que não ter nada.
Esses são os passos essenciais para garantir que aquela ideia que te fez perder o sono na outra noite se transforme em um belo primeiro rascunho, pronto para a próxima etapa: a autoedição. Comente aqui se você gostaria de um guia sobre como editar um rascunho fresquinho, e eu trago para você.
Se você está preso no processo de escrita, essas dicas vão te ajudar a superar o bloqueio criativo e finalmente terminar o primeiro rascunho do seu livro. Boa escrita!
Comentarii